O formato ePub é um padrão do W3C

O formato ePub é um padrão do W3C

By | 03/02/2017 | 0 Comentários | 0

Como anunciado deste o ano passado o IDPF, consórcio que administrava o formato ePub juntou-se ao consórcio W3C, como expliquei neste artigo publicado no Publishnews [leia aqui].

Esta união foi efetivada no dia 30 de janeiro deste ano conforme informa o site do IDPF e o press release do W3C. Deste dia em diante o formato ePub passa a ser oficialmente um padrão do W3C abrindo portas para um desenvolvimento e uma difusão do formato muito mais ampla e profunda.

Quem entrar na página do IDPF vai encontrar uma nota informando que o site serve apenas como arquivo histórico. A nova página do formato ePub e das suas especificações é esta aqui: [https://www.w3.org/publishing/]

Como já expliquei no artigo citado acima, esta é uma boa oportunidade para os livros digitais que agora oficialmente são um padrão do W3C. Todavia para que o formato torne-se efetivamente uma solução amplamente adotada pelos editores tem muito a ser feito, sobretudo na divulgação destas novidades, na explicação sobre os impactos que isto pode causar no mercado de livros digitais e no desenvolvimento do formato para que se integre melhor com as tecnologias da Open Web Platform.

ePub, IDPF, W3C

Deixe uma resposta