Novidades no Indesign CC (2014). Agora exporta ePub com Layout Fixo

Novidades no Indesign CC (2014). Agora exporta ePub com Layout Fixo

By | 21/06/2014 | 0 Comentários | 0

Gosto sempre de fazer a brincadeira com a pergunta: O que é um ePub com Layout Fixo? Simples. É um ePub… com… Layout Fixo!

Desde a origem da produção dos livros digitais associamos o formato ePub a um texto sem layout (o que na realidade é uma ideia errada) e que nos dava terrível dor de cabeça por perdermos a nossa amada formatação feita com tanto esmero no Indesign. Na realidade, como temos tentando explicar, o ePub Fluido ou “refluível” (como a Adobe decidiu de chamar), é um formato realmente revolucionário pois permite a presença do nosso texto em todos os tamanhos de telas, em todos os aparelhos, desde o eReader até as telas de computadores, desfrutando as vantagens do HTML.

Precisamos também de um Layout Fixo

Porém nem de só texto vivem os editores! Aliás, temos muitos livros que desfrutam o design como forma de comunicação quase destacada do texto em si mesmo como os livros infantis, mas também os comic books, livros de receitas, guia turísticas, etc… Foi a Apple que teve a brilhante ideia de criar o ePub com Layout Fixo, uma variação do formato que permite manter os elementos gráficos no seu devido lugar. O IDPF, órgão que administra o ePub comprou a ideia e agora o formato é um padrão afirmado.

Produzir neste formato não era assim tão simples. Surgiram várias ferramentas que tentavam auxiliar nesta tarefa as vezes com sucesso, as vezes não. A Adobe, que parece estar investindo de forma consistente na produção dos formatos digitais, finalmente veio em nosso auxilio liberando nestes dias a versão Indesign CC 2014, disponível a todos os usuários que assinam a Creative Clound. A maior novidade desta versão é a possibilidade de exportar o conteúdo no formato Layout Fixo.

Com certeza esta novidade vai dar um impulso a mais a este tipo de formato e facilitar o ingresso dos editores de livros infantis neste mercado.

Obviamente o que o Indesign faz é a exportação de um formato simples. Acrescentar interatividade é outra história. Se o objetivo é criar livros interativos seja no formato ePub com layout fixo, seja no formato KF8 para Amazon, seja até mesmo como aplicativo para Android, a melhor estrada é sem dúvidas o uso de um software pensado para isto e bem completo como o Pubcoder. Mas este é outro tema que teremos ocasião de tratar.

O ePub fluido melhorou

Mas as novidades não param por ai! A nova versão trouxe melhorias também na exportação do ePub fluido e entre elas podemos citar:

  • O Indesign agora mantém no ePub as linhas que criamos nos parágrafos, escrevendo elas no código CSS
  • A opção de preservar a aparência do Layout agora é aplicada a mais elementos além das imagens, como objetos, áudio, vídeo, e GIFs animados
  • As classes de CSS para as tabelas são agora escritas de forma correta.
  • Também para as células de tabelas o Indesign consegue criar o CSS das linhas definidas por nós.

O resto também melhorou

Nesta versão a Adobe trabalhou bastante nas tabelas, tanto na exportação para o ePub como no modo como podemos administrar elas. Agora é bem mais simples arrastar uma coluna ou linha e mudar facilmente de lugar.

Entre outras melhorias está a capacidade do Indesign de redimensionar automaticamente os efeitos que aplicamos aos objetos, como a sombra por exemplo, e a possibilidade de acrescentar no pacote de exportação o arquivo IDML e PDF.

Para quem quer aprender mais sobre o formato ePub3 e o Layout Fixo exportado pelo Indesign, a melhor escolha é o curso online de ePub3. Se porém o seu interesse são os livros infantis interativos, você pode participar do curso de Produção de Livros digitais interativos que aborda tanto o formato Layout fixo exportado pelo Indesign quanto o uso do software Pubcoder.

Não esqueçam de curtir nossa página: facebook.com/booknandoCursos!

Para contato e sugestões vocês podem usar tanto o meu email fernando@simplissimo.com.br quanto o email info@booknando.com.br

  • Receba as novidades e ofertas diretamente no seu email.

ePub, ePub Layout FIxo, ePub3, indesign, PubCoder

Deixe uma resposta