Nova atualização do Sigil

Nova atualização do Sigil

By | 19/06/2016 | 0 Comentários | 0

Uma notícia importante para quem trabalha na produção de livros digitais é a atualização do Sigil para  a versão 0.9.6. Estas atualizações estão acontecendo regularmente o que indica um trabalho constante de correção de erros e de desenvolvimento por parte da equipe de desenvolvedores.

Como muitos sabem o Sigil é um software Open Source cujo desenvolvimento não depende de uma empresa apenas e de sua equipe, mas está nas mãos de uma comunidade grande de programadores que doam seu tempo para que este software seja sempre melhor.

CSS para o sumário

Nesta nova versão 0.9.6 foram corrigidos alguns pequenos erros, sobretudo na criação do ePub3 (quem trabalha com este formato precisa atualizar) além de acrescentar algumas novas funções como por exemplo um CSS que controla de modo exclusivo o arquivo de sumário nav.xhtml. Este arquivo funciona como sumário “externo” para o ePub3 e pode TAMBÉM ser usado como sumário “interno”, evitando assim repetições inúteis. Esta característica é própria do ePub3 e agora o Sigil vem facilitar isto acrescentando automaticamente um CSS (sgc-nav.css) para o controle deste.

Relatórios mais precisos

Outra melhoria foram vários pequenos erros relativos ao ePub3 e erros de reconhecimento de regras CSS nos relatórios. Aliás, esta função de relatório(Menu Ferramentas > Relatórios) é bem útil para se ter uma ideia de quantas classes e tags estão sendo usadas no arquivo, facilitando assim a otimização do arquivo deixando mais “limpo” e acessível.

Sigil, um software flexível

Tem outra novidade bacana, mas dedicada a pessoas um pouco mais “nerds”: a possibilidade de modificar o CSS do QT (o programa que serve de base para o funcionamento do Sigil). Isto significa que você pode modificar completamente a interface do Sigil. Mas, obviamente, se você não é um programador não faça isso!

Em todo caso esta nova possibilidade juntamente com a melhoria no suporte aos plugins está a indicar a direção que o Sigil está tomando: um software flexível que pode ser personalizado de muitas formas. As empresas podem criar funcionalidades específicas e automatizar a produção interna dos eBooks. O Sigil é um software que está tornando-se sempre mais robusto. Como eu já dizia em outra ocasião: o Sigil é a vitória do software livre e colaborativo. [Sobre este tema confira aqui este vídeo]

Donwload

Para baixar o software vocês podem usar a página oficial: [clique aqui]

Ou pode baixar aqui:

[Versão Windows 32]

[Versão Windows 64]

[Versão Mac]

 

Não deixe de conhecer o curso online Técnicas de produção de livros digitais promovido pela Booknando.

Deixe uma resposta