ePubCast #2 – Publicações digitais. Editores e eBooks

ePubCast #2 – Publicações digitais. Editores e eBooks

By | 29/05/2014 | 0 Comentários | 0

ePubCast – Publicações digitais, saiu o segundo episódio com uma mini entrevista e dicas legais. Aqui abaixo você pode visualizar o vídeo.

Estamos com o segundo episódio do nosso podcast com uma entrevista com o Antonio Hermida, coordenador de midias digitais da Cosac Naif e que junto com um grupo de amigos editores idealizaram e mantém o site Colofão que trás textos sobre a produção de livros digitais, mostrando a realidade interna das editoras.

Ainda estamos aprendendo tecnicamente como fazer entrevistas e portanto peço paciência com a qualidade do vídeo e do áudio, sobretudo porque a conexão internet com o Antonio não estava tão boa.

Antonio Hermida nos conta que o Colofão nasceu de uma demanda por conteúdo relativo ao livro digital e que trouxesse a visão de dentro da editora, uma vez que os artigos e material distribuído pelos sites raramente abordam a visão do editor ou de quem está dentro da editora, gerando uma série de senso comum e de equívocos sobre como funciona a questão do livro digital dentro da editora.

Para os editores que estão iniciando a produção de livros digitais, Hermida sugere que o ebook não seja tratado como se fosse um produto fora da editora que ela quer vender, ou como algo que o editor desconhece e frisa que é preciso investir na aquisição de aparelhos do tipo kindle ou kobo e instalar aplicativos existentes para ler os livros, ver como estes ficam nos aparelhos e tentar entender os sentimentos que o consumidor tem ao ler um livro, o quê o incomoda, conhecer o livro nos aparelhos, ou seja, consumir o livro é fundamental para uma empresa que queira de fato entrar neste mercado.

Quanto a viabilidade da produção dentro da editora, Hermida diz que isto varia de editora para editora, pois depende do número de livros que ela vai produzir, se for um número considerável, pelo menos parte deve ser terceirizada, dependendo do custo e de cada editora.

Para editar livros as ferramentas mais utilizadas por Hermida são o Sigil, o Bluefish que é um editor de html, Gimp para editar imagem, ePubcheck, Adobe Digital Edition e também utiliza todos os aparelhos/leitores para testar, em cada um deles vai vendo o que deve ser modificado para que o ebook funcione bem em cada aparelho.

Sobre o Blog Colofão Antonio Hermida defende que este é um grupo de amigos, onde há a troca de experiência, resolução de dúvidas, troca de ideias ajuda mútua e divulgação de soluções, pois além de editores são também consumidores, sendo preciso ajudar a fortalecer a mão de obra e profissionalizar este mercado. Por isso o Colofão é um site aberto onde qualquer pessoa pode escrever ou sugestionar pauta e ajudar a fazer o site.

No podcast temos também algumas dicas de páginas para usuários avançados:

http://lukesblog.it/ebooks/ebook-tools/unicodex

http://css-tricks.com

http://minutodroid.blogspot.com.br 

Na parte dedicada às dicas&truques mostro como fazer fios e bordas diretamente no código CSS usando a regra “border”. Abaixo vocês tem uma parte do código usada:

h1.capitolo {
border: 1px solid #ccc;
}

border-bottom – bordas abaixo
border-top – bordas acima
border-left – bordas esquerda
border-right – bordas direita

Aguardo os comentários de vocês e a partilha nas mídias sociais, afinal será uma ótima ocasião para divulgarmos a cultura dos livros digitais!

Não esqueçam de curtir nossa página: facebook.com/booknandoCursos!

O vídeo pode ser visto aqui abaixo e também no nosso canal do youtube e agora também no iTunes!

Para contato e sugestões vocês podem usar tanto o meu email fernando@simplissimo.com.br quanto o email info@booknando.com.br

  • Receba as novidades e ofertas diretamente no seu email.

booknando, colofão, editoras, ePub, grafismo, livro digital

Deixe uma resposta