Adobe Digital Edition e ePub3

Adobe Digital Edition e ePub3

By | 10/09/2014 | 0 Comentários | 3

Demorou mas chegou! Faz já bastante tempo que todo mundo está esperando que a Adobe inicie a pensar e trabalhar em vista do ePub3, o novo formato que substitui o velho e bom ePub2 acrescentando multimídia e suporte às novas linguagens da Web como o HTML5 e o CSS3.

As novidades são muitas, mas ainda é um produto que precisa melhorar bastante. Tenho acompanhado as discussões e os testes dos arquivos no grupo de beta teste do software, e feito também meus testes pessoais. O produto não é maduro, falta muita coisa pra melhorar mas é um ótimo passo inicial na direção de um suporte mais completo ao formato ePub3 a à difusão deste formato.

Se você quiser iniciar a testar o programa pode baixar ele aqui  [link]. Você pode também visualizar e baixar as indicações sobre a produção de ePub para a Kobo, pois este é um arquivo ePub3 também [link para o eBook]

O Readium está por trás

A Adobe fez uma escolha interessante. Decidiu integrar no seu software o SDK do Readium, um projeto open source administrado pelo IDPF que visa facilitar a criação de softwares que leiam o ePub3. O Readium existe como plugin para o navegar Chrome [veja o video de como instalar] e como SDK para ser integrado em outros softwares. Com esta escolha a Adobe acelerou o suporte ao ePub3.

Dois pesos e duas medidas

Esta versão do ADE em prática possui dois modos de leitura. Um dedicado ao ePub2 e sofre com os mesmos problemas da versão anterior. O outro é dedicado ao ePub3. Um exemplo disto são algumas regras de CSS, como o font-variant: small-caps; que funciona corretamente se o arquivo é um ePub3, mas não funciona se é um ePub2. [Veja aqui um post sobre isto]

Uma das novidades grandes é a possibilidade de podermos visualizar um ePub3 com Layout fixo. Este recurso vai abrir a estrada para a produção e livros infantis , comic books e graphic novels que usam este recurso. Na medida que outros sistemas de leituras e lojas irão atualizar os próprios softwares leitores será bem mais conveniente produzir neste formato.

Um dos limites do ADE 4.0 neste sentido é o fato de poder visualizar somente uma pagina por vez e não a dupla pagina como em outros sistemas (Apple e Kobo).

layoutfixo

Alguns dos problemas

Os maiores problemas  temos na versão para o windows. Em uma nota a Adobe avisa que quem possui uma versão do Internet Explorer anterior à versão 10 poderá ter problemas com algumas características do ePub3. Portanto, se puder atualize seu internet explorer!

Além disto o MathML e outras características do ePub3 ficam de fora da versão para o windows, ao menos por enquanto.

Produzir ePub3 com Layout fixo

Vamos ter a oportunidade de aprofundar os vários aspectos práticos sobre o funcionamento do ADE, sobre o que efetivamente funciona e o que não funciona, sobretudo no que diz respeito os livros digitais no formato ePub3 com Layout Fixo.

Sobre a produção dos livros digitais no formato ePub com Layout fixo nos cursos de produção de livros digitais interativos são enfrentadas todas as questões relativas ao formato e aos softwares de leitura inclusive com alguns testes nesta nova versão do ADE. [Mais info sobre os cursos].

Abaixo você encontra uma imagem de um eBook criado por um dos alunos da edição passada do curso e visualizado corretamente na nova versão do ADE.

relogio

ade, ePub3, livro interativo infantil

Deixe uma resposta